segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os sete mergulhos de Naamã (7° Mergulho)


II Reis 5:1 a 19

Estamos chegando ao final desse tratamento esquisito, mas poderoso e eficaz. O curioso de tudo isso, é ver que Deus moveu coisas absurdamente desfavoráveis, provando seu poder nas coisas improváveis. O grande comandante do exercito da Síria, coroado durante toda a sua vida com muitas condecorações, honrarias militares e todo o tipo de elogios, mas que era leproso, vê pela primeira vez a única coisa que realmente importava. Sua cura. E não é que a menina escrava tinha razão? O profeta realmente era intimo de um Deus verdadeiro, que mandava fazer coisas esquisitas, mas que em todo tempo provava seu amor.
Esse é o final de uma incrível historia, onde vimos sendo submergidos valores equivocados, tais como o orgulho, a duvida, a vergonha, a falta de perdão, a ansiedade, o cansaço, que a única utilidade é a de nos separar da realidade de Cristo para nós, distorcendo nossa visão acerca do que é verdadeiro, e montando barreiras que nos impediam de conhecer a Jesus.

A bíblia é feita de grandes exemplos; de coisas que devemos, e não devemos fazer. Homens e mulheres comprometidos com a verdade, ou simplesmente comprometidos com seus próprios interesses. Que é o caso do nosso amigo Geazi (vs.20). Um rapaz novo que auxiliava a um grande homem de Deus, e que havia contemplado maravilhas ao lado de Elizeu. Porém creio que houve uma transferência de maus valores. Tudo de equivocado que havia sobre Naamã parece que passou para o jovem coração de Geazi. O orgulho de achar que era merecedor de uma recompensa, a duvida de saber se estava sendo devidamente recompensado por seu trabalho, a vergonha de expor a verdade diante de Elizeu, a falta de perdão, a ansiedade de viver o glamour, e o cansaço de viver a vida que estava levando de servo, o levaram a ser o receptor da lepra que estava submersa nas águas do Jordão.

Veja que o propósito de Deus foi cumprido, mas parece que havia um serio candidato a receber as porcarias que Naamã havia demorado anos para se livrar. Naamã em seu ultimo mergulho afunda de uma vez a velha criatura que o impedia de ser realmente feliz, e torna-se um homem livre. Todas as honrarias já não importavam mais, todas as vitórias sobre seus inimigos já não tinham o mesmo gosto. O que ele realmente precisava estava com ele. Sua maior conquista, estava dentro de sua realidade agora. Vimos chegar um homem altivo, soberbo, cheio de si se apresentando a Elizeu, e o que se apresenta depois dos 7 mergulhos é um homem totalmente restaurado.

Parece a figura de dois homens se apresentando ao profeta. De inicio um homem que pensava que tinha tudo e não tinha nada, após os 7 mergulhos, um homem que já não se importava com mais nada , pois tinha o que mais precisava.

No ultimo mergulho, Naamã submerge seu ultimo inimigo, a ingratidão.

E como falar de ingratidão e não lembrar da poderosa parábola do filho pródigo. (Lucas 15:11 a 32). Vemos a ingratidão refletida na vida de um jovem que queria se aventurar pelo mundo, mas de tanto sofrer, volta aos braços de seu pai, e vemos uma ingratidão ainda maior, que é a do irmão mais velho. Com certeza Jesus ao contar essa parábola estava falando do grande amor que Deus tem pelos seus filhos, ao ponto de enviar seu tesouro (Jesus) para morrer por nós e resgatar-nos. Porem o que Jesus também deixa explicito nessa parábola é que ingratidão é um tipo de lepra contagiosa. Volte para a historia de Naamã, e veja como poderia ser diferente o final dessa historia, se Geazi não tivesse se usurpado de uma recompensa que não lhe pertencia. A ingratidão é um dos piores sintomas da lepra. Você já parou pra pensar, tudo o que Deus fez com você. Todos os livramentos, conquistas e como tem sido escrita a sua historia.

Moises enfrentou muitos problemas, principalmente com seu meio irmão Faraó. Mas não houve coisa pior para Moises do que ver tudo o que Deus estava fazendo com seu povo, e esse povo responder com ingratidão.

Entenda que a maneira como respondemos ao amor de Deus, interfere na maneira como Deus se manifestará. Todas essas barreiras que Naamã teve que afundar nas águas, na verdade eram barreiras que o impediam de responder ao grande amor de Deus que estava sendo revelado a ele, durante toda a sua vida. Todas essas lepras nos impedem de responder da devida maneira ao amor de Deus. Curiosamente em Lucas 17:16 vemos o reflexo dessa gratidão, em uma historia muito similar a do comandante Sírio. Havia 10 leprosos, 1 voltou para agradecer. Curiosamente eram leprosos, e curiosamente, somente 1 aprendeu a lição.

Pare por um momento e reflita o quanto você deve a Deus. E sabe o que é melhor, saber que Ele não se arrepende de ter feito o que fez, e que ele jamais vai nos cobrar. A prova disso é a própria santa ceia.Que na verdade foi uma cerimônia instituída pelo próprio Cristo, na intenção de relembrar-nos e também de lembrar a Ele toda a grossura do imenso amor Dele por nós.

A única coisa que Deus espera de nós é que respondamos a esse amor. Naamã aprendeu a lição. Geazi apesar de ter visto muito mais milagres que Naamã, não. Creio que todas as vitórias que Deus nos deu, foram presentes de um pai amoroso. E creio também que ainda há muito mais por vir. Porem Deus sempre estará esperando que manifestemos a resposta desse amor que Ele tem por nós, e talvez, de uma das melhores formas. Com GRATIDÃO.

Bem, hoje chegamos ao fim de mais um estudo,e creio que muitas pessoas puderam aprender algo novo com Naamã,mas que nós não venhamos somente aprender e guardar em nosso coração,mas que venhamos também mergulhar no rio de Deus,e ser liberto de tudo que tem nos impedido de servir ao Pai por completo.Deus quer te limpar e sarar de toda lepra,mas o primeiro passo tem que ser seu,e só então o Pai poderá fazer a obra Dele.Ah e lembre-se quando Deus nos pede algo,aparentemente pode ate parecer esquisito e sem sentido,mas tudo tem um propósito pra Deus,então somente obedeça e você assim como Naamã,verá os milagres do Papai!

Direitos Autorais

Autor:Pr. Uagner

Fonte: Ministério Internacional Torre Forte

Fiquem na Paz do Senhor e tenha um ótimo dia!


3 comentários:

Geeize disse...

nossa' Bneção e benção na tua vida =D
eu também possuia um blog que anda meio desativado, mas que cm a graça de Deus voltará para sua Gloria.O teu Blog é benção, acompanho todos os dias e você é escolhida por Ele.Eu era católica e estou passando para evangélica, não está sendo fácil , pois minha mãe não aceita mas já estou nessa luta a 6 meses \o/ e a casa dia é um mergulho que devo fazer e com a graça de Deus será alcançado.Fica cm Deus e parabéns *-*

Unknown disse...

Dai, vim te desejar uma otima semana, cheia da bencao do Pai sobre voce.

FIca na paz do Senhor e rodeada pela sua santa presenca e protecao.

Bjim.

Pra Thais

MISSIONÁRIA DIANA disse...

QUE DEUS POSSA TER MISERICORDIA DE NÓS E NOS DAR VITÓRIAS PARA SERMOS OBEDIENTE AO SEU CHAMADO, SEJA PARA CURA, PARA RENOVO, PARA CRER.
QUE ESTE ESTUDO FEITO NESTE CANTINHO TODO ESPECIAL POSSA ALCANÇAR CORAÇÕES CERTO E ABENÇOADO SEJA AS OBRAS DE TUAS MÃOS DAIANE BEIJOS SOU GRATA A DEUS POR SUA VIDA DIANA.

Postar um comentário

Ola meus queridos creio que se chegaste ate aqui é porque queres me dizer alguma coisa,por isso fique avontade para expor suas idéias,sua oração,seu pedido de oração,palavras de carinho e fortalecimento,enfim fale do que o seu coração esta cheio!
Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Ah e não se esqueça que você é muito importante para a sustentação deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...