sábado, 11 de junho de 2011

Os sete mergulhos de Naamã (5° Mergulho)



II Reis 5:1 a 19

Já afundamos ORGULHO que nos afastava de Deus, a DÚVIDA que nos afastava da fé, a VERGONHA que nos impedia de viver coisas mais profundas . Afundamos a FALTA DE PERDÃO que nos impedia de viver um futuro melhor. Aprendemos que o plano de Deus é nos fazer verdadeiramente livres e que a salvação que Jesus oferece é total.

Acima de tudo aprendemos que servir a Cristo nos leva a ter um censo de responsabilidade em relação a nossa vida e em relação a vida de outros. Ou seja, graças ao amor de Cristo, recebemos uma nova consciência de que tipo de vida ganhamos. Cristo nos ajuda a enxergar como os tipos de escolhas na nossa vida podem afetar, não somente a nós, mas as nossas próximas gerações. Servir a Cristo evita de termos atitudes inconseqüentes em nossa vida, e que futuramente nos arrependamos.

Quando Jesus foi a cruz, ele nos provou a única coisa que poderia prender um homem que calou o vento e aquietou o mar, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes e curou a milhares de enfermos na cruz não eram os pregos, e sim o seu amor por nós. Faltam 3 mergulhos e eles podem ser determinantes para o final de nossa historia.

O 5º mergulho desperta em Naamã a ansiedade de terminar logo aquela fase. No 5º Mergulho Naamã vence a ANSIEDADE. Ele aprende que não podemos pular as fases de nossa vida. Todas elas são necessárias para formação de quem nos tornaremos.Cada mergulho teve sua importância. Desde de o primeiro que vence o orgulho ao ultimo, tornaram-se um processo na cura total do grande capitão.

É natural passarmos por momentos em nossas vidas em que a única coisa que nos importa é o final da viagem. A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo. Alguns são sintomas físicos como taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaléia (dor de cabeça).Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um Neurotransmissor chamada Noradrenalina que é produzida nas Supra-renais, Lócus Cerúleos e Núcleo Amigdalóide. Isso acontece devido a necessidade de nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.

A bíblia nos adverte “não andeis ansioso por coisa alguma”. A ansiedade de certa forma gera uma falsa expectativa em relação ao futuro. E muitas vezes gera em nós uma visão distorcida daquilo que é a realidade, ou seja, a ansiedade deturpa nossa visão em relação ao propósito de Deus, trazendo de volta as evidências do orgulho por eu achar que saberia fazer melhor do que Deus,a duvida por eu duvidar do plano de Deus, a vergonha por eu achar que estou no lugar errado e levanta as evidencias do meu passado despertando a falta de perdão. Assim afundar a ansiedade é antes de mais nada, afundar definitivamente as evidencias de coisas que eu já venci.

Naamã estava ansioso pelo final da historia. Principalmente por causa do tempo que ele havia sofrido por causa da lepra. Assim era natural que no 5º mergulho surgisse ansiedade. Onde há roubo há ladrão. Por isso fique atento, cuidado Ansiedade excessiva revela falta de fé. Ansiarmos algo não é mal, porem, quando essa ansiedade rouba a nossa fé temos que analisar onde esta o foco da nossa expectativa, com os ladrões da nossa paz, e da nossa fé,ou em Deus. Cuidado com os ladrões da nossa expectativa.

Vemos no livro de Daniel, como o autor expõe a soberania de Deus em relação ao tempo e ao espaço.No capitulo 2 versículo 21 diz: “é Deus quem estabelece reis e os tira, é Ele que muda as estações”.

Deus que não permite que o verão seja verão pra sempre, ou que o inverno seja inverno pra sempre. É ele que muda as estações da nossa vida. Mais do que ninguém Deus sabe quando é a hora de mudar as situações contrarias ou a favor das nossas vidas. Muitas vezes quando as coisas estão ao nosso favor relaxamos e deixamos de buscar a Deus, então Deus muda as estações para que possamos sentir sua falta e possamos voltar em nossa busca incansável por Ele. Como vimos a ansiedade é gerada devido a sensação de perigo, e é evidente que Naamã via a sua frente a possibilidade dos próximos 2 mergulhos não funcionarem. Por isso que para obedecer a Deus é preciso correr riscos.

A historia de Naamã me leva crer que ele não tinha uma lepra, e sim 7 tipos de lepras. E essas lepras o levaram ao caos pessoal onde estava. As possibilidades de não funcionar o método eram grandes, assim como o risco dele voltar para sua terra com a mesma lepra que ele chegou. Porem Deus prova por meio de sua palavra, que uma vez que nos aproximemos diante Dele confiadamente não há nenhuma possibilidade de sairmos da mesma forma. Uma vez que encontramos sua presença, a mutação é inevitável, assim como o milagre. Fazer milagres pra Deus não é o problema, o problema é quando não mostramos nenhuma sede de Deus. Lembre-se que nossa sede determinara a intensidade do mover de Deus. Se Naamã chegou até aqui, é porque ele estava interessado naquilo que Deus tinha pra ele , e isso gerou em Deus a vontade de cura-lo A intensidade da minha expectativa em relação a presença de Deus, movera o coração de Deus ao meu favor.

O sacrifício mede a intensidade da manifestação. Temos a escolha de que tipo de crente queremos ser. Religiosos, ou buscadores intensos da presença de Deus.Todavia faltam 2 mergulhos que serão decisivos.

Continua amanha...6° Mergulho

Direitos Autorais

Autor:Pr. Uagner

Fonte: Ministério Internacional Torre Forte


Tenham um ótimo fim de semana na presença do Senhor Jesus!


3 comentários:

MISSIONÁRIA DIANA disse...

REALMENTE DEUS NÃO TRABALHA NA ANSIEDADE, E CONCORDO QUANDO VOCÊ DIZ ( Ansiedade excessiva revela falta de fé) AS VEZES QUEREMOS TANTO ALGO E SE DEMORA A ACHAMOS QUE DEUS NÃO ESTÁ OUVINDO OU QUE DEUS NÃO VAI NOS DA E QUANDO PENSAMOS ASSIM ANULAMOS TOTALMENTE NOSSA FÉ ISSO É TRISTE.

Alice disse...

Daiane, obrigada por essas mensagens! Elas têm sido de grande ajuda! O agir de Deus é lindo!
Bom fim de semana

Blogueiros do Brasil, notícias & poesias disse...

Existem muitos leprosos e talvez eu seja mais um entre tantos. Agora, as narrações sobre Naamã são um exemplo que a lepra pode ser limpa.
E não existe outra maneira, que não seja o reconhecimento que precisamos da ajuda de Deus.

Postar um comentário

Ola meus queridos creio que se chegaste ate aqui é porque queres me dizer alguma coisa,por isso fique avontade para expor suas idéias,sua oração,seu pedido de oração,palavras de carinho e fortalecimento,enfim fale do que o seu coração esta cheio!
Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Ah e não se esqueça que você é muito importante para a sustentação deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...