quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os sete mergulhos de Naamã (2° Mergulho)


Estamos vendo lições importantes sobre a vida e a história de Naamã um grande chefe do exercito da Síria (outrora inimigos do povo de Israel) que era um sucesso no que fazia, porem um fracasso como homem, não somente por ser leproso, mas porque escondia por trás de sua lepra um homem arrogante, acostumado as condecorações, e que precisou passar pelos batismos de Deus para ser totalmente regenerado.II Reis 5:1 a 19

Naamã era um homem que apesar de não servir a Deus, já estava listado no caderninho de Deus. No versículo 1 do capitulo 5 o autor descreve que apesar de Naamã não servir a Deus, Deus já havia lhe ajudado. Isso prova mais uma vez que o que fazemos não pode mudar os pensamentos de Deus ao nosso respeito.

Uma das coisas importantes e que foi determinante na sua cura, é que Naamã reconheceu que precisava de ajuda. Ou seja, apesar de muitas vezes acharmos que faríamos melhor sozinhos, necessitamos entender que nunca chegaremos a lugar nenhum se estivermos sós, sempre dependeremos de alguém para chegar ao topo, mesmo que seja alguém que nos trouxe experiências negativas, essas experiências nos incentivaram a não desistir, sempre haverão pessoas que serão ferramentas úteis para a chegada ao sucesso. Um homem como ele, que havia conquistado o carinho e a total confiança de seu rei, precisou engolir muito sapo pra pedir ajuda fora de suas terras.

Vimos no 1º mergulho que Deus já havia estabelecido o propósito de afundar de uma vez o orgulho do grande comandante, porque ao vencer seu orgulho indo procurar ajuda de um antigo rival, e o preconceito de lavar-se em um rio sujo e que acima de tudo não estava em suas terras, mais uma vez o homem prova que ao descer de sua posição para obedecer a Deus e estar na sua total dependência, temos o sucesso garantido.

No 2º mergulho, começa a aumentar em grande potencia algo que tem paralisado a muitos, que é a DUVIDA. Imagino que nessa altura do campeonato não era pequena a duvida no coração de Naamã sobre a eficácia de seu tratamento. Nessa época não havia tratamento para a lepra, a providencia tomada para os leprosos foi construir uma cidade bem longe do alcance de todos, para que pudessem viver de maneira solitária até sua morte. Morte que para quem era escravo dessa doença não era o pior e sim uma esperança de alivio. Se você ler o capitulo 7 no versículo 4 do livro de II Reis. vemos o relato de alguns leprosos que planejam entrar na cidade, sobre seu raciocínio que se morressem assassinados ou pela doença era a mesma coisa, isso mostra o pensamento de alguém que era escravo que encarava a morte como alivio.

Não é pecado duvidarmos da palavra de Deus, o que é pecado é não obedecer. Muitos são os relatos de grandes homens de Deus que duvidaram da promessa de Deus, porem desses que duvidaram somente os que perseveraram alcançaram a concretização dessa promessa. Ou seja eu posso duvidar, mas se eu quero que as promessas se cumpram o que eu não posso fazer é não obedecer.

Cansar e desanimar é justo para os que estão na batalha, o que não se pode fazer é desistir. Eu tenho direito de querer arriar a cruz, o que eu não posso é abandona-la. No evangelho de Marcos 8:34 Jesus da as cartas, e as condições para os que desejam seguir. Aquele pois que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Jamais ele disse que seria fácil, porem, podemos ter a confiança do que diz sua palavra de que ninguém tem o fardo maior do que possa carregar.

Creio que a atitude de Elizeu revela o desejo de Deus de submergir a velha criatura de Naamã, fazendo ressurgir um novo homem não somente físico porem espiritualmente com pele de criança. Os mergulhos de Naamã tiveram uma transcendência poderosa em sua vida. Cada um dos mergulhos provaram não somente uma atitude de fé na palavra do profeta, mas também de confiança em um propósito divino.

A duvida rouba a fé, e mina as esperanças. Quando duvidamos do nosso propósito, das promessas de Deus e da eficácia da igreja de Cristo na terra, em pouco tempo estaremos vivendo a escassez e solidão. Como vimos outrora, Moises diante do mar da duas ordens aquietai-vos e vede. Tudo porque o que falamos esta diretamente ligado ao que cremos. A bíblia diz que a boca fala do que o coração esta cheio. E tudo na nossa vida esta ligado aquilo que cremos. Você é o resultado de sua fé. Jó declara aos seus amigos que sabia em quem cria. E nós cremos o suficiente na palavra de Deus para lançar-nos em seus braços com as luzes apagadas?

Quando você começa a crer de todo o coração que você é um fracassado, tudo o que você faz fracassa, porque você é o resultado daquilo que você crê.
Naamã tinha dinheiro e influencia, capazes de materializar o sonho de qualquer sonhador, porem, estava diante de uma situação constrangedora tendo que se submeter a palavra de um homem que praticamente o humilhou ao nem sequer se dar o trabalho de encontrar-se com surpreendentemente famoso comandante, do exercito da Síria.

Vencer os fortes exércitos no decorrer de sua vida foi difícil, porem seu maior desafio foram os 7 mergulhos. Primeiro ele vence a si mesmo, depois, vence sua duvida. Imagine o que ainda haveria de vir. Todavia faltam 5 mergulhos. Qual será o propósito de Deus em tudo isso?
Nossa historia ainda não acabou, se vivo estamos, algum propósito ainda há de ser revelado a nós. Prepare-se pois os 5 mergulhos ainda nos trarão grandes lições.

Continuação Amanhã....

Direitos Autorais

Autor:Pr. Uagner

Fonte: Ministério Internacional Torre Forte


Tenham um Ótimo dia na presença do Senhor!


14 comentários:

Gisele Vargas disse...

Daiane minha querida,passei rapidinho só pra agradecer os versículos que me deixaste pra meditação.Ele sabe o quanto desejo agradar seu coração e também estou pedindo sabedoria a cada dia!Deus é um Pai muito amado!
Beijos florzinha, tenha uma ótima tarde!

REDE DE MULHERES NO PENIEL disse...

DAIANE MINHA AMIGA, AMEI TANTO O SEU COMENTÁRIO QUE ATÉ POSTEI NO BLOG! ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE. LOUVO A DEUS POR TE USAR... OBRIGADA! DEUS TE ABENÇOE MUITO. UM CHEIRO

♥ Rita de Cássia,a menina dos olhos de Deus♥ disse...

OI DAIANE,BOA NOITE!
MINHA QUERIDA MUITO OBRIGADA PELO CARINHO QUE VC TEM DEIXADO PARA MIM EM SEUS COMENTÁRIOS,ENCHE MEU CORAÇÃO DE ALEGRIA.VC É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL,DE UM CORAÇÃO ENORME.
DEUS ABENÇOE SUA VIDA CADA VEZ MAIS E MAIS...
JESUS TE AMA E EU TAMBÉM...BEIJOS

Jaque Balbys disse...

Oiiii Dai...

Naamã tem nos dado uma lição de vida né. Estou anciosa para terminar de conhecer os 07 mergulhos de Naamã.
Mas a parte que mais amei deste 2º mergulho foi quando vc disse assim: "Cansar e desanimar é justo para os que estão na batalha, o que não se pode fazer é desistir."
Realmente não podemos desistir de caminhar, antes temos que correr para receber o prêmio da Salvação.
Sabemos que O poder do Senhor se aperfeiçoa nas nossas fraquezas, por isso, podemos até desanimar, mas jamais desistir, pois a Graça do Senhor nos basta.

Um abração!!!

Jaque

MISSIONÁRIA DIANA disse...

BOM DIA DAIANE MINHA AMIGA.
ESTE TEXTO DE NAMÃ É UM DOS MEUS PREFERIDO, E REALMENTE PRA VENCERMOS TEMOS QUE SABER APRENDER OUVIR E ACEITAR SEM DUVIDAR O QUE VEM DE DEUS E OBEDECER AO QUE OUVIRMOS ESTE É UM FATO IMPORTANTE NA VIDA DO SER HUMANO APRENDER A OUVIR E ACEITAR AS VEZES SÓ QUEREMOS FALAR E FALAR, E QUEREMOS TUDO DO NOSSO JEITINHO.QUANDO VOCÊ DIZ " Primeiro ele vence a si mesmo, depois, vence sua duvida".SÃO REALMENTE CHAVES IMPORTANTES PARA SE OBTER GRANDES CONQUISTAS AMEI !!! DEUS TE ABENÇOÁ DIANA.

Lúcia Soares disse...

olá dai,muito linda mensagem, Deus te ama muito,sejamos como o sol que não usa nenhuma recompensa, não espera lucros, nem elogios nenhuma fama simplesmente brilha.

Deus em Mim disse...

Bom dia Lúcia,eu tenho certeza desse amor por mim,por não sou digna de estar na presença Dele mas mesmo assim Ele permanece comigo.E é verdade mesmo,devemos sempre fazer as coisas não esperando recompensas,ate mesmo porque a Glória e a honra deve ser dada somente a Deus!Obrigado pela sua visita minha querida,sempre que quiser venha novamente me visitar e alegrar o meu dia!Fique com Deus e tenha um ótimo dia!

Deus em Mim disse...

É verdade Diana,muitas vezes o que nos impede de nos enxergamos mais perto de Deus é essa coisa de ouvir e não querer obedecer,duvidar se o que Deus esta falando é verdadeiramente o melhor a se fazer.Deus quer nos ver sempre sorrindo mas o ser humano prefere sempre ir pelo lado da desobediência,causando assim muitas lagrimas.Devemos aceitar a vontade de Deus com um coração quebrantado e feliz por servir a um Rei que sabe de todas as coisas e é soberano sobre a Terra!Amiga gosto sempre quando você me visita pois nos traz uma mensagem de carinho e amor pelos mandamentos do Papai!Tenha um ótimo dia na presença do Senhor e volte sempre que quiser,pois vc alegra o meu dia viu!

Deus em Mim disse...

Oi Jack minha florzinha linda,Bom dia!
Sempre que estamos em uma batalha por vezes nos sentimos abatidos e cansados,muitas vezes nos bate um desanimo e isto é normal pois o cansaço nos faz ter esse tipo de pensamento,mas desistir somente os fracos o fazem.Jesus não desistiu de morrer em uma cruz para nos salvar,e na Bíblia diz que devemos seguir os seus passos,então so nos resta seguir e continuar na Guerra porque Jesus esta a nosso favor e quando Ele ordena ate o diabo tem que obedecer!Muito obrigado por sua participação aqui no meu cantinho,pois sua visita é sempre muito valiosa e nos traz palavras de sabedoria!Fique na paz do Senhor e sempre que quiser me visitar, estará me fazendo feliz!Bjus

Deus em Mim disse...

Oi Rita,sempre que posso tento dar uma passadinha la para ver suas postagens que sempre edificam a minha vida e traz aprendizados,gosto muito do seu jeito de escrever e falar do amor do Papai,por isso sempre estou la!Te amo tantão minha querida!Aqui você também sera sempre bem vinda viu.Fique na paz do Senhor e tenha um ótimo dia!bjus

Deus em Mim disse...

Olá Rosângela Bom dia minha flor!Fiquei surpresa mas jamais me importaria em você postar algo que tocou em seus coração através das minhas palavras,isso pra mim é motivo de satisfação,pois demostra que o que tenho falado la no seu cantinho não tem sido em vão,e você tem ouvido a voz do Espirito Santo de Deus.Fiquei imensamente Feliz por isso!Fique na paz do Senhor e tenha um ótimo dia!bjus

Deus em Mim disse...

Gisele ainda que seja uma visita rápida,ela sempre me deixa com o coração cheio de alegria,você é muito bem vinda aqui e eu também sempre gosto de ir la no seu cantinho te visitar,ja te falei que você é uma mulher sabia e que por vezes Deus falou comigo através de suas palavras.Você tem sim agrado o coração do Papai e eu não tenho duvidas disso.Muito obrigado por fazer parte da minha vida e por sempre me dedicar um tempinho para demonstrar seu carinho por mim.Você é especial em meu coração!Fique na paz do Senhor e tenha um otimo dia!Bjus

Anônimo disse...

paz de cristo gostaria de saber porque foi preciso naamã mergulhar sete vezes-bem ele tinha sete pecados obrigao pela atenção ,
antoniomeudre@ig.com.br

Anônimo disse...

boa noite!
nao entendi uma coisa, no texto acima fala de duvida:
"Não é pecado duvidarmos da palavra de Deus, o que é pecado é não obedecer"
POIS AO MESMO TEMPO FALA OUTRA COISA:
A duvida rouba a fé, e mina as esperanças. Quando duvidamos do nosso propósito, das promessas de Deus
por favor eu queria entender o que o autor quis dizer, Nao entendi!
desde ja obrig. to lendo e gostando muito!
louvado seja deus em nome de jesus!
a paz com tds!!!
lu

Postar um comentário

Ola meus queridos creio que se chegaste ate aqui é porque queres me dizer alguma coisa,por isso fique avontade para expor suas idéias,sua oração,seu pedido de oração,palavras de carinho e fortalecimento,enfim fale do que o seu coração esta cheio!
Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Ah e não se esqueça que você é muito importante para a sustentação deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...