terça-feira, 7 de junho de 2011

Os sete mergulhos de Naamã (1° Mergulho)

A partir de hoje estarei passando pra vocês um estudo sobre os sete mergulhos de Naamã,tenho certeza que será benção em sua vida assim como esta sendo na minha...pois um dia a procurar algo sobre Naamã na internet eu me deparei com este estudo que foi escrito pelo Pr. Uagner do Ministério Internacional Torre Forte e ao ler este estudo eu pude entender certas coisas que acontecem comigo mas logo também me veio a cabeça de pedir permissão ao Pr. e Publicar este estudo aqui pois se formos pensar,Quantos Naamã existem por ai,precisando apenas de uma palavra como esta, para tomar uma atitude e mergulhar nas águas do Senhor...Por isto lhe convido a se entregar de corpo e alma na leitura deste post e crescer na graça do senhor amém?Então vamos parar de falar e a partir de agora ler com toda atenção!!!

Boa leitura...

II Reis 5:1 a 19

Vemos nesse texto a história de um homem que podia dizer que tinha de tudo; prestigio, dinheiro, fama, e tudo mais que uma pessoa normal sonharia em ter. Era herói de guerra, sua farda estava cheia de condecorações por seus atos de bravura, seu nome ocupava as manchetes de todos os jornais da época.Talvez somente com essa informação já nos seria suficiente para entender a quantidade de barreiras e de preconceitos que esse homem teve que enfrentar até chegar onde chegou. Porém era leproso. Um grande sucesso para o público, e um imenso fracasso pessoal.

Agora o que é essa doença?

A lepra é uma doença transmissível causada por uma bactéria, afeta na maioria dos casos a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma media de um período de incubação de 3 anos. A principal característica de alguém que possui essa doença é a perda da sensibilidade ao calor, e muitas vezes a mutilação de partes do corpo.

Hoje existem remédios que podem trazer a cura desde que diagnosticado em seu começo.
Agora, traga essa doença para o âmbito espiritual. Naamã é a simbologia do estado espiritual de muitos crentes hoje. No mundo espiritual a lepra representa o pecado. E assim como a doença física, o pecado causa morte espiritual que futuramente leva a morte física.

Preste atenção se você ou alguém que você conhece não esta com esses sintomas de lepra:

· Perda da sensibilidade ao calor (não sente mais a presença de Deus), o fogo e a paixão de Deus não ardem mais. E por mais que Deus faça, não sentimos nada.Ou pior ainda, nos tornamos insensíveis a necessidade alheia, somente conseguimos enxergar nosso próprio umbigo.

· Manchas no corpo, ou seja, o pecado já esta tão impregnado na pele, que aquilo que a alguns anos atrás era abominável pra mim, hoje se tornou a coisa mais normal do mundo.

· Torna-se uma doença transmissível, ou seja, já estou tão insensível pras coisas de Deus, que a única coisa que me resta é transmitir meu veneno a outras pessoas.

· Mutilação de partes importantes do corpo, ou seja, quando estamos insensíveis, e nos tornamos contagiosos, logo vemos que parte do corpo de Cristo começa a ser afetada por nossa causa.

Naamã manda uma carta ao rei de Israel, e como já havia acontecido alguns conflitos entre Síria e Israel, mas estavam em um tempo de paz e colaboração, o rei se desespera por encontrar uma oportunidade de ajudar um antigo inimigo que atualmente era aliado, porém não tinha recursos para isso.

O rei rasga suas roupas com uma mistura de raiva e frustração por não poder ajudar, então uma de suas escravas lembra ao rei que havia um homem de Deus que morava a poucos kms dali. Então essa escrava aprende que um problema nos dá acesso ao palácio.

O rei indica Elizeu a Naamã, e Elizeu ao contrario de seu mentor Elias que pregava pesado sobre arrependimento, revelava a graça e o favor de Deus. Tanto isso é prova que graças a unção dobrada que recebeu de Elias, Elizeu tem em seu currículo de vida o dobro de milagres de Elias. E não que isso fosse uma competição, mas por inúmeras vezes Elizeu, age com mais paciência e misericórdia que Elias.

Naamã procura Elizeu e ao contrario do que pensava, Elizeu nem o recebeu, talvez porque fosse leproso, e havia uma lei que proibia a qualquer um de ter contato com leproso, tanto que o único relato de alguém que tocou em um leproso foi o de Jesus. Ou pode ser também que Elizeu simplesmente queria mostrar a senhor incrível (comandante) que diante de Deus somos todos iguais e ninguém merece glória a não ser Deus. Por causa das dificuldades que aquele homem possa ter enfrentado para chegar a fama que chegou, Naamã desenvolveu uma soberba muito grande.

O primeiro mergulho de Naamã não o livra da lepra, e sim da sua soberba.

II Crônicas 7:14 diz: ”se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céus perdoarei seu pecado e sararei a sua terra.”

Para que o comandante Sírio pudesse ser curado, o primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a prova de total submissão a vontade de Deus revelada através de seu profeta. O que ele queria dizer no versículo 12 que ele conhecia outros rios melhores é porque o Jordão era um rio muito sujo, e para um comandante tão renomado se rebaixar a tanto era uma ofensa. Porém, assim como Deus faz hoje, muitas vezes Deus nos pede algo que fere nosso conceito para provar nossa total submissão a sua autoridade. O primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a hora que Deus vence o homem, Deus vence a soberba. Ao final dos 7 mergulhos ele foi limpo, porém o primeiro revela a total dependência do homem a Deus.

Assim como foi com Moisés e o povo hebreu, assim como foi com Josué, Deus espera que dependamos de suas forças, de sua estratégia e de seu poder. O que temos não vale pra Deus. O que somos não surpreende o criador, porem quando nos voltamos a Ele, Ele nos ouve, e estende suas mãos poderosas. Todo reconhecimento humano não pode se comparar com a Gloria que Deus quer revelar em sua vida.

Atreva-se a crer dê seu primeiro mergulho. Livre-se da soberba, permita que Deus te vença para que Ele revela sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

Continua amanhã....2° mergulho

Obs: este estudo ja foi publicado por mim no meu Blog Raiz de Davi.

Direitos Autorais

Autor:Pr. Uagner

Fonte: Ministério Internacional Torre Forte

Tenham um ótimo dia na presença de Deus!


9 comentários:

Fabi Padovan disse...

Amiga!!Adoro receber sua visita!!!Então estão sem códigos mesmo, estou tendo uma dificuldade para colocar, rsss, então peço as pessoas para copiar e depois colar no blog.
Mas gostaria de te pedir para fazer uma banner pra mim, com borboletas claro, se vc puder e depois me manda o passo a passo de como faz.
Obrigada minha florzinha, tb amo muito vc..beijos

Claudia Paiva disse...

Oi Daiane! Muito obrigada pelas visitas ao meu blog! Amei o comentário que você deixou com um trecho da Bíblia, que complementa muito bem o post que eu fiz.

Deus te abençoe hoje e sempre, querida irmã!

Desejo a você uma semana tremendamente cheia da Graça do Senhor Jesus!!!

Bjs!!! Em Cristo,

Claudia Paiva (Claudia Sunshine)

http://blogdosultimos.blogspot.com

P.S.: Se ás vezes demoro para visitar e comentar aqui e em outros blogs de irmãos, é porque tenho tido muito trabalho, e a correria não permite mesmo. Mas sempre que posso, visito os blogs dos meus amados!!!

Alice disse...

Muito boa essa mensagem; com certeza estarei acompanhando. Me lembrei que há um certo tempo, resolvi parar de me preocupar com uma determinada situação em minha vida e deixei nas mãos de Deus. A resposta que Ele me deu, que era para eu perdoar o que a pessoa havia feito, pois Deus tinha grandes planos. A princípio eu disse a Deus não. Eu não podia esquecer a mágoa, pedi que Ele resolvesse isso de outra forma, que assim não dava. Mas que de qualquer forma estava em Suas mãos. E aos poucos Deus foi me moldando e tirando de mim toda a tristeza, todo o ressentimento, toda a decepção. E tudo isso quando eu permiti que Deus agisse em minha vida. Larguei as rédeas da situação e deixei Ele comandar. Deus é maravilhoso!

MISSIONÁRIA DIANA disse...

O PRIMEIRO PASSO PARA VITÓRIA É FUNDAMENTAL!!!

Isabela Silva disse...

Amiga,
em todo tempo devemos reconhecer a nossa total dependência. Precisamos do Senhor! Ele deve ser glorifcado a todo momento. Em João 15:5, Jesus diz - "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Paz e boa noite!

Pr. jonnils Nelson disse...

Olá prazer meu querido irmão
sou Pr. Jonnils Nelson
E nós estamos em uma campanha com esse tema 7 mergulhos de Naamã. E é muito interessante por razão de curiosidade eu pesquisei sobre este tema, mas antes fui para o joelho que eu queria a revelação na palavra sobre cada mergulho e cada subida de Naamã naquele rio, e posso te dizer Deus me deu durante a madrugada de oração, e aquilo que Deus está te dando é certo.
Deus te abençoe e te acompanharei nessa mensagem abençoada.

Unknown disse...

Sou pregadora da palavra de DEUS ,pela misericórdia do SENHOR.
e DE TODOS OS ESTUDOS QUE ANDEI LENDO ESSE É MUITO PROFUNDO.UMA PALAVRA MUITO ABENÇOADA DA PARTE DE DEUS. QUE CONTINUE TE ABENÇOANDO TREMENDAMENTE.

Unknown disse...

DE TODOS OS ESTUDOS QUE ANDEI LENDO SOBRE NAAMÃ,ESSE FOI O ÚNICO QUE ACHEI TREMENDAMENTE PROFUNDO.
UMA BENÇÃO E MUITO EDIFICANTE.QUE O NOSSO DEUS TODO PODEROSO CONTINUE TE ABENÇOANDO.

Unknown disse...

UM ESTUDO MARAVILHOSAMENTE PROFUNDO.
QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO

Postar um comentário

Ola meus queridos creio que se chegaste ate aqui é porque queres me dizer alguma coisa,por isso fique avontade para expor suas idéias,sua oração,seu pedido de oração,palavras de carinho e fortalecimento,enfim fale do que o seu coração esta cheio!
Obrigado pelo comentário e volte sempre!
Ah e não se esqueça que você é muito importante para a sustentação deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...